terça-feira, 1 de maio de 2012


A viagem inaugural do Titanic
O gigante dos mares partiu da Europa em meio a um clima de festa, em 11 de abril de 1912. Os preparativos para a travessia do Atlântico pareciam impecáveis, e ninguém duvidava que o navio estaria de volta em 15 dias

http://www2.uol.com.br/historiaviva/img/px_branco.gif
(C) Ullstein Bild/The Granger Collection/Other Images

Passageiros embarcam no transatlântico ancorado no porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912
http://www2.uol.com.br/historiaviva/img/px_branco.gif
por Olivier Mendez

No dia 11 de abril de 1912, ao deixar o porto de Queenstown (hoje Cobh), na Irlanda, o Titanic iniciou sua viagem inaugural para Nova York, aonde chegaria uma semana mais tarde. Havia 2.208 pessoas a bordo, membros da tripulação e passageiros, repartidos em três classes. Seu capitão não era ninguém menos que o comodoro da White Star Line, Edward John Smith, um homem de confiança, respeitado por sua tripulação e pelos passageiros. Alguns nem sonhariam em viajar se não fosse em um navio sob seu comando. Os oficiais, todos devidamente diplomados, foram escolhidos a dedo pela companhia proprietária do transatlântico: apesar de uma mudança de última hora na hierarquia, pode-se dizer que os melhores estavam ao lado do capitão mais respeitado e mais bem pago do Atlântico Norte.



A viagem inaugural tinha começado na véspera, em Southampton, no sul da Inglaterra. O transatlântico gigante havia chegado ali no início do mês de abril, logo depois de passar pelos testes regulamentares no mar entre Belfast, onde foi construído, e Southampton, que seria seu porto de registro.


No dia 10 de abril, ao meio-dia, o Titanic levantou âncora para sua primeira viagem. Devido à greve dos mineradores ingleses, muitos navios de tamanho médio estavam parados no cais por causa da falta de combustível. O movimento das águas provocado pelo deslocamento do casco monumental, puxado pelos rebocadores, por pouco não pôs fim à viagem: as amarras do pequeno New York romperam-se, e o navio foi aspirado pelo Titanic. 

Graças à audácia e ao profissionalismo do capitão de um dos rebocadores, o acidente foi evitado. O New York estava a menos de 2 metros do Titanic e prestes a colidir com o gigante dos mares, quando foi controlado e afastado, abrindo caminho para ele. Os passageiros que assistiram ao incidente passaram por um belo susto, e, com um pouco de atraso, a viagem inaugural retomou seu curso.





Por volta das 18 horas, como a noite caía, o Titanic ancorou ao largo de Cherbourg, na França. Construído em águas pouco profundas, o porto tinha uma frota de embarcações auxiliares que conduziam os passageiros da terra firme até os transatlânticos ancorados. A White Star Line contava com dois barcos: o Nomadic, que levaria os passageiros da primeira e da segunda classe, e o Traffic, que se encarregaria dos viajantes da terceira classe, do correio, dos mantimentos, da carga e das bagagens. Durante a escala de Cherbourg, 274 pessoas embarcaram.


O Titanic deixou Cherbourg na noite de 10 de abril de 1912. Havia poucos fotógrafos, pois a noite caía e as fotos não seriam de boa qualidade. Pouco importava! O navio estaria de volta em 15 dias, e os repórteres registrariam suas linhas elegantes naquele momento. Era apenas uma questão de tempo.

No dia seguinte, por volta de 13h30, o Titanic deixou a Irlanda em direção aos Estados Unidos. O tempo estava bonito e claro, a tripulação, completa e os passageiros, felizes por viajar nesse magnífico transatlântico, onde, até na terceira classe, a comida era excepcional.
Olivier Mendez é membro da Associação Francesa do Titanic e um dos mais destacados pesquisadores da história do transatlântico em seu país. É um dos autores do livro Les français du Titanic (Os franceses do Titanic), inédito no Brasil.

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_viagem_inaugural_do_titanic_2.html


                                                                     vídeo  01



vídeo 02

vídeo 03

postado pelo profº Ellington Alexandre ( História e Geografia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário